sexta-feira, 14 de março de 2008

Divisão da Pré-História

Existem muitas divisões, feitas por diferentes especialistas, para o período da Pré-História. Uma das mais conhecidas ( e a utilizada aqui em nosso blog) baseia-se nas pesquisas do inglês J. Lubbock e distingue dois grandes períodos pré-históricos: o Paleolítico e o Neolítico.
Os termos Paleolítico e o Neolítico são de origem grega e significam, respectivamente, "velha idade da pedra" e "nova idade da pedra".

Palentropologia e Arqueologia

Entre as ciências que pesquisam os vestígios deixados pelos grupos pré-históricos, destacam-se a paleantropologia e a arqueologia pré-histórica.
A paleantropologia estuda os fósseis humanos. Como os fósseis mais comumente encontrados são as partes mais resistentes do corpo, por exemplo, ossos e dentes, a paleantropologia formou-se inicialmente com base na osteologia(estudo dos ossos) e na odontologia comparada.
A arqueologia pré-histórica estuda os objetos feitos pelas sociedades pré-históricas, como instrumentos de pedra, peças de cerâmica ou sepulturas. Por meio desse estudo, os arqueólogos procuram descobrir como os grupos pré-históricos viviam.

Período Paleolítico - descobertas

Além do fogo, houve outras descobertas engenhosas: o arco e a flecha. Eles contribuíram muito para o homem do Paleolítico se distiguir das outras criaturas. Manejando-os com destreza, ele podia caçar diversos animais velozes. O arco e a flecha ajudaram o homem a evitar os longos períodos de fome e colaboraram para aumentar seu tempo de vida.

Os instrumentos utilizados, a princípio, eram de osso e madeira, depois, de pedra e marfim. Utilizava-se também um machado de pedra afiada. Com as lascas, fabricavam-se facas e outros instrumentos pontiagudos. Por isso, o período também é conhecido como Idade da Pedra Lascada. Na foto, um instrumento perfurante deste período.

Período Paleolítico

Uma descoberta-chave nesse período foi o domínio do fogo. Estima-se que o fogo tenha sido controlado pela humanidade há 500 mil anos, na Árica oriental. Com seu controle, os seres humanos tornaram-se mais independentes da natureza, pois passaram a aquecer o ambiente em que viviam, a cozinhar os alimentos, a melhorar sua proteção, etc.

Período Paleolítico

O Paleolítico é o mais extenso período da história da humanidade, estendendo-se do seu surgimento, por volta de 7 milhões de anos, até 8000 a.C. Nessa época, a baixa temperatura obrigava os grupos de hominídeos a viver em cavernas. Sem conhecer a agricultura e a criação de animais, eles se alimentavam da caça, da pesca e da coleta de frutos, o que os obrigava a uma vida nômade.